Notícias

CONTENTORES SEGURAM RECORDE DE LEIXÕES
2014-11-20



A dois meses do final do ano, o movimento de cargas no Porto de Leixões continua acima do verificado no período homólogo de 2013, quando atingiu um novo máximo histórico.
Entre Janeiro e Outubro, Leixões movimentou 14,8 milhões de toneladas, 1% mais que nos primeiros dez meses de 2013.
A carga contentorizada mantém-se como o principal suporte da performance positiva de Leixões, com um crescimento homólogo de 7% e um total acumulado de 5,5 milhões de toneladas.
Com a movimentação de granéis líquidos em baixa (perde 9% para 6,3 milhões de toneladas), a carga contentorizada confirma-se, assim, como o principal motor da actividade portuária em Leixões.
Em alta, no balanço dos primeiros dez meses do Porto de Leixões, estão também os granéis sólidos (mais 4% para 1,8 milhões de toneladas) e a carga geral fraccionada (mais 5% para 833 mil toneladas).
Determinante para o resultado positivo alcançado no final de Outubro é, também, a movimentação de cargas ro-ro (igualmente assegurada pelo TCL): passou de 33 mil toneladas, há um ano, para 321 mil toneladas, agora.
Caso para dizer que o TCL não é apenas o maior operador de terminal de contentores nacional (descontados os movimentos de transhipment) como também é o maior operador de carga ro-ro no País!