| TCL OPERA COM TRÊS PÓRTICOS PANAMAX 2012-10-08
 mosorio
 
 
					share
				 
 
 
 Entrou já em plena operação o terceiro pórtico de cais Panamax instalado pelo TCL no Terminal de Contentores Sul. O novo pórtico, encomendado à Eurocrane, representa um importante reforço da capacidade operacional do TCL na frente de cais, permitindo, por exemplo, movimentar em simultâneo dois contentores de 20 pés cheios, independentemente do seu peso.
 Com o novo pórtico de cais, a produtividade da operação de navios no TCL aumenta significativamente, uma vez que é agora possível operar um navio em simultâneo com dois pórticos Panamax.
 O investimento no novo pórtico de cais, a que se juntou um novo pórtico de parque também encomendado à Eurocrane e a operar desde Março, bem como a melhoria tecnológica de vários equipamentos, ascendeu a cerca de 9,5 milhões de euros, co-financiados por fundos comunitários, no âmbito do Programa Operacional Factores de Competitividade do Sistema de Incentivos à Inovação do QREN.
 A instalação dos pórticos Panamax está em linha com os investimentos feitos pela APDL na melhoria das acessibilidades marítimas a Leixões, que tornaram possível a escala de navios de maiores dimensões.
 Com mais este investimento, o TCL já aplicou mais de 50 milhões de euros na concessão do terminal de contentores de Leixões desde meados de 2000, superando aquilo a que estava contratualmente obrigado.
 |