LEIXÕES CONFIRMA-SE COMO A PRINCIPAL PORTA DE IMPORT-EXPORT
2016-02-24
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Demonstrando a dinâmica do seu hinterland, constituído por um segmento industrial com forte desempenho no comércio internacional de Portugal, Leixões confirma-se como a principal porta de Import-Export. Segundo os dados da Autoridade da Mobilidade e Transportes, em 2015, o tráfego de contentores, nos principais portos do Continente, atingiu os 2,58 milhões de TEU. Sines movimentou 1,33 milhões; Leixões 624 mil; Lisboa 481 mil; Setúbal 121 mil e Figueira da Foz 23 mil. Ainda segundo a AMT, o tráfego de transhipment superou o milhão de TEU. Em Sines, representou 80% dos movimentos totais, contra 9% em Leixões e 3% em Lisboa. Assim sendo e descontando os tráfegos de contentores que não têm origem nem destino no hinterland dos portos, em 2015, mais uma vez, o porto de Leixões e o TCL lideraram, destacados, a movimentação de contentores de import-export, concentrando cerca de 50% do total nacional. Refira-se, a propósito, que no ano de 2015 saíram de Leixões contentores com mercadorias destinadas a 185 países/territórios aduaneiros. |