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![]() 2016-12-09 Reunidos em Assembleia Geral em Bruxelas em 7 de Dezembro de 2016, os membros do FEPORT aprovaram formalmente o conteúdo do Livro Branco "2017, 2018 and beyond", que expressa as suas expectativas para os decisores políticos. O documento foi entregue à Comissária dos Transportes, Violeta Bulc, em 8 de Dezembro, no início da Segunda Conferência de Stakeholders organizada pela FEPORT, em Bruxelas. Desde há muitos anos, os operadores portuários privados têm vindo a contribuir para a modernização dos portos europeus e investir maciçamente para acomodar as expectativas dos seus clientes, quer do lado do mar, quer do lado de terra. Hoje, os operadores portuários privados estão a enfrentar grandes desafios. Chegou o momento de a UE e os Estados-Membros reconhecerem o papel do sector privado e adoptarem um verdadeiro enquadramento para os investidores privados. Os operadores portuários privados não podem continuar a investir se os rendimentos do investimento e da operação dos terminais não forem suficientes e se as regras aplicáveis aos investimentos portuários forem constantemente reinterpretadas. "Os operadores portuários privados estão prontos para continuar a investir, mas precisam de um quadro claro e estável, incluindo regras de governação justas e transparentes e uma verdadeira protecção contra os riscos de distorção da concorrência", afirmou Gunther Bonz, Presidente da FEPORT. "Assumir riscos é parte do nosso negócio, mas isso não deve somar-se a outros riscos decorrentes de um quadro regulamentar não estável e não coerente. Se o peso dos constrangimentos se tornar demasiado pesado, o investimento privado nos portos será adiado em detrimento dos sectores europeus de transportes ", prosseguiu o Presidente do FEPORT. "Estamos confiantes de que a Comissão Europeia e os Estados-Membros ouvirão o nosso pedido porque é um pedido legítimo que beneficiará não só os operadores portuários privados, mas também toda a cadeia logística de base marítima", conclui Gunther Bonz. |
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